Escola


Objetivo Geral da Escola


Oportunizar o conhecimento a todos os alunos, de acordo com o currículo, respeitando o ritmo de aprendizagem individual, bem como orientar para a formação de um cidadão crítico, participativo e responsável, que possa agir para transformar a sua realidade.

Filosofia da Escola

A prática educativa é um processo dialético na construção do conhecimento, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia através das competências e das habilidades físicas, intelectuais, sociais e afetivas do aluno, proporcionando à comunidade escolar um ambiente rico em humanidade, reflexão e respeito.

Histórico da Escola



Escola M.E.F. João Grendene

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Grendene foi criada pelo parecer nº 437, de 1º de fevereiro de 1996, e publicado no Diário Oficial de 18 de março de 1996.

Iniciou suas atividades no dia 27 de fevereiro de 1997, com 360 alunos de 1ª a 4ª série, no antigo Núcleo Universitário de Farroupilha, na rua 13 de Maio, número 265, centro de Farroupilha, pois sua sede encontrava-se em construção na rua Delmo Kerber, número 248, Bairro Primeiro de Maio. Com a conclusão da obra, a escola foi transferida para o novo prédio. A construção iniciou em outubro de 1996, com recursos do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal. O nome da Escola foi dado em homenagem a João Grendene por ter sido prefeito do município na década de 60, e também por ser proprietário da área de terras onde a Escola foi construída e ter doado parte delas para esse fim.

Em 1998, já estabelecida em seu próprio prédio, foi implantada a 5ª série e, a partir deste ano, uma série ao ano até ter o Ensino Fundamental completo.

No ano de 1999, a Escola passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental João Grendene.

A Escola tem uma área construída em torno de 550m², com dez salas de aula, um Laboratório de Informática, um Laboratório de Ciências, uma sala de Artes, uma sala de recursos, uma sala de professores, uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma cozinha, uma sala de Coordenação Pedagógica, uma sala de Direção, uma secretaria, uma sala para documentação, um almoxarifado, um despensa e nove banheiros, sendo um de acessibilidade. No entorno da escola, há um parquinho, uma quadra sem cobertura, porém cercada e com acesso coberto, uma quadra coberta e cercada e uma lavanderia.

Atende alunos nos três turnos: manhã e tarde – Educação Infantil e Ensino Fundamental, e noite – Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, tem 49 alunos na Educação Infantil, 348 no Ensino Fundamental e 160 na EJA. O corpo docente é formado por 38 professores, 4 monitoras, 1 coordenadora de EJA, 1 coordenadora pedagógica, 1 professora que exerce a função de bibliotecária, 4 serventes, 3 vigilantes, 2 secretárias, 1 diretora e 2 vice-diretoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário